Gastronomia angolana
Gastronomia angolana
A gastronomia angolana é rica e variada por causa dos grupos étnicos existente no país, e recebe muita influência da culinária portuguesa, além de ser influenciada pela moçambicana, caboverdiana, congolesa e nos últimos anos pela brasileira.
Um dos pratos típicos é o funge, uma espécie de polenta cremosa feita com farinha de mandioca ou de milho. O acompanhamento pode ter: a quisaca (folhas do pé de mandioca cozidas e temperadas); o peixe fresco ensopado; o peixe seco cozido ou assado; a galinha cabidela (ao molho pardo); a muamba (prato a base de galinha, amendoim, quiabos e outros temperos); ou o feijão preparado no óleo de palma (tipo de azeite de dendê), calulu (prato a base de jimboa, peixe fresco e seco, quiabos e outros temperos) carne seca (a base de espinafres, quiabos e outros temperos) entre outros.
O país também oferece a tradicional culinária ocidental, há opções de pizzarias e casas de massas, restaurantes de comida portuguesa (como o bacalhau, sopa entre outras), comida internacional em geral e algumas casas de fast food.
Há bons e sofisticados restaurantes, principalmente em Luanda.