Seis laureados para o programa \"Quai d’Orsay/ Empresas\": Sessão de 2016
Seis laureados para o programa \"Quai d’Orsay/ Empresas\": Sessão de 2016
O dispositivo "Quai d’Orsay / Empresas" foi criado em 2006 pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Ele combina programas de bolsas co-financiadas pelas empresas e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Em Angola, o programa é coordenado e monitorado pela Embaixada de França em Luanda e visa a promover o acolhimento em França dos estudantes angolanos das escolas de ensino médio da rede Eiffel (a rede é composta por 4 escolas secundárias públicas angolanas de excelência criado ao abrigo de um acordo assinado em 2008 entre o Ministério angolano da Educação, a empresa Total e a Missão Laica Francesa).
Os seis bolseiros Quai d’Orsay / Empresas na Alliance Française de Luanda para as suas primeiras aulas de francês
Durante o mês de Fevereiro de 2016, os 50 melhores alunos da 12ª da rede das quatro escolas Eiffel (escolas de Caxito, Malanje, Ndalatando e Ondjiva) foram convidados a fazerem o exame de Quai d’Orsay / Empresas. Após exames escritos e entrevistas conduzidas pelo ADIUT (Assembleia dos Directores dos IUT) no prédio da Alliance Française de Luanda, foram seleccionados seis candidatos.
Os seis laureados foram premiados com uma bolsa de estudo financiada pelas empresas francesas TOTAL e PREZIOSO, presentes em Angola, e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros por um período inicial de dois anos, com o objectivo de conseguir um DUT (Diploma Universitário de Tecnologia) em França nas áreas da engenharia mecânica, eléctrica, química e da engenharia dos processos.
Aos seis bolseiros serão oferecidos cursos de francês intensivos, administrados na Alliance Française de Luanda, bem como cursos de matemática e física na escola francesa em Luanda, até à sua partida para França, em Julho de 2016.