6 Dicas para ser um bom estudante
6 Dicas para ser um bom estudante
Melhorar seus hábitos de estudo, motivação e habilidade de organização são algumas das atitudes que podem ajudá-lo a ter melhor rendimento escolar. Confira seis dicas para ser um bom estudante.
Ter notas altas não deve ser a única motivação para que você estude. Manter bons hábitos na fase escolar é o primeiro passo para que você construa uma carreira profissional de sucesso. Melhorar seus hábitos de estudo, motivação e habilidade de organização são algumas das atitudes que podem ajudá-lo a ter melhor rendimento escolar. Veja as dicas:
Número de compromissos e atividades
Seus estudos devem ser prioridade. Se outros compromissos e atividades estão no caminho de seu rendimento escolar, então as prioridades estão invertidas. Não deixe que matérias, trabalhos e provas fiquem para trás por conta de coisas menos importantes.
Crie um plano de estudos
Essa dica é válida para qualquer tipo de aluno, não só os desorganizados. Você deve elaborar um plano de estudos e ser guiado por ele para que todas as coisas sejam feitas dentro do prazo e matérias que exijam mais atenção possam ser estudadas com profundidade, sem prejudicar a nota em outras áreas.
Sistema de recompensas
Crie um sistema de recompensas e divida com um colega ou responsável. Quando faltar com alguma responsabilidade, como, por exemplo, não cumprir um prazo, você sofre alguma falta. Da mesma forma, quando acertar certa meta, ganhará uma recompensa.
Tempo de estudo
Seu tempo de estudo deve ser determinado e específico. Você não deve marcar nada para essa hora do dia e ela deve ser fixa para que você e as pessoas que convivem junto saibam que não é hora de interromper.
Procure ajuda
Se você está com dificuldades em certa matéria ou não está conseguindo exigidos, converse com pessoas que podem ajudá-lo, como professores e orientadores pedagógicos. Eles podem apontar possíveis problemas e ajudar você a encontrar a solução.
Leitura extra
Essa dica é válida principalmente para estudantes universitários. Leituras e outras atividades extracurriculares ajudam você a completar a graduação com excelência e podem servir como crédito de horas obrigatórias.