5 dicas para universitários fazerem contatos profissionais
5 dicas para universitários fazerem contatos profissionais
Seja em seu estágio ou em eventos promovidos pela própria universidade, confira dicas de como fazer e manter contatos profissionais com eficiência. Deixe de lado qualquer argumento negativo que pode diminuir sua confiança e auto-estima.
Muitas pessoas acreditam que conseguir um emprego depende muito mais de quem você conhece do que o que está em seu currículo. Isso é verdade até certo ponto, já que diversos profissionais obtêm excelentes empregos sem a indicação de nenhum conhecido. Para que você desenvolva uma rede de contatos relevante e mutuamente útil desde o início da carreira, confira as seguintes dicas:
1. Seja confiante
Pode parecer difícil se aproximar de desconhecidos e contar a eles suas ambições e capacidades profissionais. Se você não se sente confiante sobre isso, treine um pequeno discurso em que mostre seu entusiasmo e principais objetivos. Você sabe que é capaz de muitas coisas e que aquilo que não souber fazer, deseja aprender. Por isso, deixe de lado qualquer argumento negativo que pode diminuir sua confiança e auto-estima.
2. Elogie
Um elogio coerente e bem colocado pode ser uma ótima maneira de começar uma conversa. No entanto, não exagere e enalteça a pessoa mais de duas vezes. Um único elogio é o suficiente.
3. Cuidado com o open bar (bar aberto)
Se você está em um evento com open bar, não exagere na quantidade. Melhor ainda se você não consumir nenhuma bebida alcoólica já que estará lá como profissional. Se houver comida, coma apenas o mínimo. Evite passar a imagem errada de alguém esfomeado.
4. Comidas perigosas
Há certos tipos de alimentos que podem fazer você passar vergonha. Tome cuidado, por exemplo, com tomates cerejas. Não tente cortá-los ao meio, pois eles irão espirrar ou escorregar de alguma forma. Garfos cheios de comida também são gafes em qualquer lugar, não apenas em eventos sociais.
5. Mantenha a postura
Mesmo que cometer alguns dos erros citados acima, não se preocupe. Mantenha a confiança e não deixe que falhas tirem você de seu objetivo. Leve os problemas com bom humor e demonstre para possíveis empregadores que você não se deixa abater por qualquer coisa.