4 maneiras de resolver problemas técnicos com as notas finais

4 maneiras de resolver problemas técnicos com as notas finais

No final do semestre os alunos desesperam para receber as avaliações finais e verificar se concluíram cadeiras com sucesso. Mas por vezes, surgem alguns problemas relacionados com as notas finais. Errar é humano e às vezes é mesmo disso que se trata, um erro, seja do professor ou da própria instituição de ensino. Se isso ocorreu consigo, fique a conhecer alguns passos que deve seguir para garantir a solução dessa situação.

1. Procure seguir o procedimento oficial da instituição
Antes de procurar alternativas para resolver esses problemas, procure saber qual costuma ser o procedimento oficial da instituição de ensino onde estuda para resolver questões dessa natureza e procure ter uma orientação correta de forma a garantir que o seu caso será solucionado dentro da normalidade.

 

2. Dirija-se à pessoa certa
É normal que muitos estudantes façam as suas reclamações relacionadas com equívocos com as suas notas finais diretamente a instâncias superiores da instituição de ensino. No entanto, essa não é a melhor alternativa. Antes de tomar medidas desse tipo, converse primeiro com o seu professor. Explique-lhe o que pensa estar errado na sua nota e ele provavelmente tentará esclarecer as suas dúvidas da melhor maneira. Se ele perceber que cometeu um engano, poderá corrigi-lo.

 

3. Mantenha as provas
É importante que tenha provas do que fez durante o semestre para que seja possível argumentar sobre o erro cometido com a sua nota final. Por exemplo: se fez e entregou um trabalho pedido pelo professor mas não recebeu uma avaliação por isso, guarde itens – como uma cópia do trabalho – que possam evidenciar que realmente concluiu esse projeto e que está a ser prejudicado injustamente.

 

4. Tenha as atitudes corretas
Por causa do stresse e da preocupação causada pelo engano cometido com uma avaliação, alguns alunos acabam por perder o controlo e agem de forma inadequada, fazendo com que sejam prejudicados no futuro. Por isso, pense cuidadosamente antes de, por exemplo, gritar com um professor ou ter outra atitude que lhe possa trazer resultados negativos. Se mantiver a calma, tudo poderá ser resolvido da melhor maneira.

 

Fonte: Universia Portugal