10 Maneiras simples para melhorares a tua memória
10 Maneiras simples para melhorares a tua memória

O nosso cérebro é curioso porque controla funções importantíssimas e mesmo assim não o conhecemos ele por inteiro. Frequentementeestudos universitários chegam a conclusões surpreendentes sobre o sistema nervoso. Estas 10 dicas mostram maneiras simples epráticas de melhorares a tua memória. Fica a conhece-las:
1- Fechar os olhos
Enquanto estás a receber uma informação. Foi provado que fechar os olhos neste momento ajuda a reter o que ouviste.
2- Confiança na memória
Quanto mais confias na tua capacidade de retenção de informação e menos verificas se estás correto, mais vívidas se tornam as tuas memórias. Confia no teu cérebro e na tua memória.
3- Gestos
Se gesticulas enquanto estás a aprender ou a reter algo, lembrar-te-ás daquilo melhor. As pessoas lembram-se mais das coisas quando gestos e atos estão envolvidos na situação.
4- Dormir
Faz uma sesta depois de aprenderes novas matérias.
5- Emoções
Olhar para fotos emocionais ajuda na retenção de informações. Ou seja, se estás a aprender sobre Regimes Totalitários e te lembras de Guernica, é provável que tenhas retido mais informação. A emoção e a memória estão interligadas.
6- Curiosidade
Sê curioso. Esta característica ajuda a reter o que aprendeste. Curiosidade não é nada mais do que a sede por conteúdos interessantes.
7- Posição
Quando estiveres a tentar lembrar-te de algo, coloca-te na posição corporal e na expressão emocional em que estavas quando aprendeste tal assunto.
8- Voz alta
Diz as coisas em voz alta assim que as aprenderes. Falar contigo mesmo para reter conteúdo é uma boa forma de fixares informações.
9- Imagens mentais
Esta dica é parecida com a das emoções. Sempre que aprenderes algo, tenta relacionar esse assunto com alguma imagem. Ela pode ser tanto uma pintura ou desenho, como uma imagem mental, que tu mesmo tenhas criado.
10- Contexto
Quando estiver difícil e se estiveres a esforçar-tedemasiado para te lembrares de algo, tenta reconstruir o contexto da situação em que te encontravas quando aquilo aconteceu.