Universidade Jean Piaget de Angola

Universidade Jean Piaget de Angola

É uma instituição de ensino superior privada localizada em Luanda, Angola, inaugurada em Dezembro de 2000, a universidade foi (...)

Institutional Information

Acronym: UNIPIAGET

Regime: Privada

Region: Luanda

Webpage: http://www.ipiaget.org/

É uma instituição de ensino superior privada localizada em LuandaAngola, inaugurada em dezembro de 2000, a universidade foi criada através de um acordo de cooperação entre o Instituto Piaget de Portugal e o Ministério da Educação de Angola, celebrado em 8 de julho de 1998. Só em 2006, havia 4.445 estudantes matriculados. Desenvolve as suas actividades em duas localidades do território angolano, mormente na província de Luanda, em Viana, e em Benguela. Antes de mais, é crucial referir que a actuação da Universidade Jean Piaget em Angola tem respaldo legal. É a seguinte a base legal da sua actividade:
Constituição da Associação Instituto Piaget de Angola a 10 de Fevereiro de 1999 no 1.º Cartório Notarial da Comarca de Luanda, tendo sido os seus Estatutos publicados em Diário da República, I série, n.º 14, de 5 de Abril do mesmo ano;


Aprovação da Universidade Jean Piaget de Angola através do Decreto n.º 44-A/01, do Conselho de Ministros;

Os Cursos ministrados pela Universidade Jean Piaget são aprovados pelos seguintes instrutivos: 

 
  • Decreto Executivo n.º 48/04, de 23 de Abril, do Ministro da Educação: são aprovados os cursos de Psicologia Clínica e Engenharia de Petróleos.
  • Decreto Executivo n.º 65/04, de 22 de Junho, do Ministro da Educação: são aprovados os cursos de Construção Civil e Ordenamento do Território; Informática de Gestão; Direito; Economia e Gestão e Electromecânica.
  • Decreto Executivo n.º 66/04 de 22 de Junho, do Ministro da Educação: são aprovados os cursos de Enfermagem e Ciências Farmacêuticas.
O artigo 1.º, n.º 1 dos Estatutos da Associação Instituto Piaget de Angola estabelece, claramente, que a: "a Associação Instituto Piaget de Angola é uma pessoa colectiva dotada de personalidade jurídica e autonomia administrativa e financeira. Ela é de âmbito nacional e durará por tempo indeterminado";
 
A AIPA desenvolverá (e já desenvolve) a sua actividade em Angola perseguindo vários fins, de entre os quais se destacam o:
  • Educativo, científico e técnico;
De solidariedade social, convívio e promoção social;
  • Protecção do meio ambiente;
Para assegurar estes fins a Associação propõe-se criar e manter estabelecimentos destinados a ministrar o ensino superior e dentro deste âmbito, desenvolver estruturas educativas, sociais, de assistência, de investigação, culturais e laborais.
 
A AIPA pretende assumir e participar activamente no relançamento de um novo humanismo assente nos dois seguintes pilares: criar a «Casa Humana» na qual, por princípio, nenhum ser humano é posto de fora ou impedido de o ser, mesmo que tal signifique diversificar as suas formas de ser e estar. A nova «Casa Humana» pressupõe e exige um novo olhar sobre a natureza com a natureza por dentro.
 
A Associação Instituto Piaget de Angola tem como entidade instituidora o Instituto Piaget de Portugal; este, por sua vez, foi fundado em 1979 por António de Oliveira Cruz, seu presidente de direcção desde aquela data.
 
Presentemente a Universidade ministra 12 cursos que atribuem o grau académico de Licenciatura repartidos em três ramos: Ciências Sociais (Direito, Economia, Psicologia, Sociologia, Motricidade Humana); Ciências de Saúde (Medicina, Enfermagem, Farmácia) e Ciências Tecnológicas (Informática de Gestão, Electromecânica, Petróleos, Construção Civil). Funciona, ainda, o Ano de Formação Complementar Propedêutica, cujo objectivo é preparar o Estudante para a frequência do curso universitário da sua preferência.
 
No conjunto das instituições privadas de ensino superior, a Universidade Jean Piaget de Angola é aquela que mais ultrapassou as barreiras dos marcos "pensados e imaginados" da realidade angolana. É assim que é pioneira na institucionalização dos cursos de: Medicina, Engenharia de Construção Civil, Engenharia de Petróleos, Engenharia Electromecânica, Motricidade Humana, Psicologia Clínica e Sociologia.
 
Com essa iniciativa a Universidade Jean Piaget de Angola permitiu que o mercado de formação se diversificasse de modo a conseguir uma maior abrangência de saídas profissionais adaptadas às aspirações de cada estudante.
 
Em 2005, a Universidade Jean Piaget de Angola apresentaria à sociedade os seus primeiros Licenciados. Provêm dos cursos de Direito, Economia e Gestão, Enfermagem e Obstetrícia, Psicologia Clínica e Sociologia.
 
No dia 5 de Maio de 2002 tiveram início as aulas no período nocturno. É outra miragem que foi assumida como desafio que redunda agora em êxito a julgar pela aderência registada e que leva a Direcção da Universidade a pensar que tomou a decisão certa no momento certo.
 
Actualmente 92% dos professores que leccionam na Universidade são angolanos.
 
A população docente ilustra, de forma clara e relevante, a inter-nacionalidade cultural, o que acentua a credibilidade e a universalidade de saberes dos seus Docentes e Estudantes. Abonam a afirmação o facto de estes professores se terem formado em Universidades das Repúblicas da Alemanha, Angola, Brasil, Bulgária, Ex-Checoslováquia, Congo, Cuba, Estados Unidos, França, Inglaterra, Polónia, Portugal e Ex-União Soviética.
 
As relações entre os Estudantes e a Universidade obedecem os ditames de quatro instrumentos jurídicos internos: O Regulamentos Académico que consagra os direitos e deveres dos Estudantes em face da Universidade; o Regulamento Disciplinar que tipifica os comportamentos perturbadores da ordem interna da Universidade Jean Piaget de Angola; o Regulamento Financeiro que estabelece as modalidades de pagamentos dos emolumentos respeitantes ao uso da Universidade e o Regulamento da Tese de Licenciatura que estabelece as condições gerais da realização do documento final que atribuirá ao Estudante finalista o grau académico de Licenciado pela Universidade Jean Piaget de Angola.
 
A participação activa no desenvolvimento humano e ecológico das diferentes comunidades e povos sempre esteve presente na missão da universidade Jean Piaget. Para cumprir este objectivo, em 1998, celebrou um acordo com o Ministério da Educação e Cultura de Angola, ao abrigo do qual, em 1999, criou a Associação Instituto Piaget Angola (AIPA), entidade promotora da Universidade Jean Piaget, cuja criação pelo Conselho de Ministros em Julho de 2001 visa a formação de quadros superiores proporcionando-lhes uma formação científico-técnica sólida, habilitando- os para o exercício e a capacidade de análise crítica necessários para o desenvolvimento da sociedade.
 
No ano lectivo de 2005/2006 diplomou o primeiro grupo de licenciados e iniciou a actividade lectiva no Pólo de Benguela, dando cumprimento ao estipulado no acordo com a tutela.
 
A dez anos no mercado angolano, dez anos de confiança num ensino exigente que visa a empregabilidade de alunos que se matriculam sabendo que partem todos ao mesmo tempo, mas uns acabam primeiro que outros.
 
Dez anos de exigência que conduziu a uma taxa de empregabilidade de 100% entre os formados pela UniPiaget Angola e que permite aos seus 12.000 alunos ter confiança no ensino que lhes é ministrado em cada uma das 17 licenciaturas que frequentam.
 
Dez anos de procura de qualidade na formação humana e cientíco-técnica de quadros superiores com capacidade para serem factores de desenvolvimento socioeconómico. As parcerias com empresas e instituições nacionais e internacionais permitem direccionar a exigência na qualidade para um ensino no qual os licenciados e os empregadores reconheçam. A próxima década já se iniciou, empresas como a TOP Informática, Consulgal, Betoteste e outras já participam na definição das competências e na adequação da formação às necessidades do mercado de emprego. Entidades congéneres como as Universidades de Coimbra e do Minho estão a cooperar com a UniPiaget Angola no processo ensino/aprendizagem através do intercâmbio de alunos, professores e investigadores. Os próximos dez anos continuarão a ser norteados pelos princípios da solidariedade, convívio e promoção social que norteiam a actividade da AIPA.
 
 
Direcção:
 
Magnífico Reitor
Professor Doutor Pedro Domingos Peterson
 
Vice-Reitor
Professor doutor José Eduardo Carmo Nelumba
 
Pró-reitor:
Professor Doutor Samuel Carlos Victorino
 
Administrador Geral
Mestre José Manuel da Costa Rocha

 
 
 
 
 

Contacts

Location:

Bairro Capalanca - Viana, Balbi Viana, Angola

Phone:

218 316 506 / +244 222 290 259

Email:

[email protected]

Course Catalog

Leave a comment

Leave your comment or question on the topic here to help the community or for the community to help you

Comments

©2021 ASGLOBAL / Angola Formativa // Viana - Luanda - Angola | Agência WebdesignBYDAS

Back to start

angola

universidade

ciências

instituto

superior

luanda

piaget

licenciatura

politécnico

universidades

angola

universidade

ciências

instituto

superior

luanda

piaget

licenciatura

politécnico

universidades

angola

universidade

ciências

instituto

superior

luanda

piaget

licenciatura

politécnico

universidades

angola

universidade

ciências

instituto

superior

luanda

piaget

licenciatura

politécnico

universidades

angola

universidade

ciências

instituto

superior

luanda

piaget

licenciatura

politécnico

universidades

angola

universidade

ciências

instituto

superior

luanda

piaget

licenciatura

politécnico

universidades

angola

universidade

ciências

instituto

superior

luanda

piaget

licenciatura

politécnico

universidades

angola

universidade

ciências

instituto

superior

luanda

piaget

licenciatura

politécnico

universidades

angola

universidade

ciências

instituto

superior

luanda

piaget

licenciatura

politécnico

universidades

angola

universidade

ciências

instituto

superior

luanda

piaget

licenciatura

politécnico

universidades