ISPLB

Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela

Typo: University education
Regime: Private
Province:Benguela
Address: Rua 1º de Dezembro, n.º 00/00, Zona Comercial, Lobito – Angola
Phone: +244 272 225 327
Email: [email protected]
Website:http://www.isplusiadabenguela.ed.ao/
Social Networks

A missão do Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela está pautada no compromisso de promover o ENSINO, a INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA e a EXTENSÃO de qualidade, com o rigor necessário ao bom desempenho das futuras actividades profissionais dos educandos, para que, de forma competente e ética, possam desenvolver os seus PROJETOS DE VIDA como cidadãos conscientes dos seus direitos, deveres e responsabilidades sociais, constituindo-se em instituição estratégica para o desenvolvimento da região académica onde está inserida.

Em 2003 a instituição iniciou a actividade universitária com quatro (4) cursos universitários, nomeadamente: Direito, Economia, Gestão de Empresas e Contabilidade Superior de Gestão.

História

O PULAB – Pólo da Universidade Lusíada de Angola em Benguela iniciou atividades com o ensino propedêutico em 2002 nas áreas de conhecimento económico-empresarial e jurídico. A partir de 2003 deu-se o início da atividade universitária com o primeiro ano dos cursos superiores de Direito, Economia, Gestão de Empresas e de Contabilidade Superior de Gestão.

A abertura do PULAB estava legalmente justificada com o art.º. 10º. da escritura de criação da SABER ANGOLA, quando especifica que a sociedade foi autorizada a entrar “imediatamente em atividade”.

O início efetivo da sua atividade foi previamente sancionado com uma autorização provisória, concedida por Sua Excelência o ministro de Educação e Cultura com base no parecer do Governador da Província de Benguela e do órgão tutelar do Ministério da Educação da Província, cumprindo as normas exigidas pelos órgãos oficiais, tendo o PULAB desenvolvido ininterruptamente a sua atividade sob esta designação durante os últimos 10 anos.

A 21 de Julho de 2010 a Saber Angola Lda., apresentou junto do Ministério do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia, um Projeto de transformação do PULAB em Universidade Lusíada de Benguela.

Em 2012, por força do Decreto Presidencial n.º 168/12, de 24 de Julho, e em cumprimento do disposto no Decreto n.º 90/09, de 15 de Dezembro, que estabelece as Normas Gerais Reguladoras do Subsistema do Ensino Superior, foi autorizada a criação do Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela (ISPLB).

Tal processo de transição institucional e jurídica, encontra-se em curso estando a ser promovidas as diligências de natureza formal impostas pelo Decreto Executivo n.º 27/11, de 23 de Fevereiro, no que concerne ao Processo de Criação de Instituições de Ensino Superior Privadas.

Localização Geográfica

O ISPLB encontra-se localizado na Região Académica II, integrando as Províncias de Benguela e Kwanza – sul.

Trata-se de duas Províncias de grande diversidade cultural e concentração de recursos económicos, demográficos, tecnocientíficos, entre outros, porém são também um centro de grandes frustrações e tensões humanas, consequência do processo histórico-geográfico da assimilação dos seus diferentes espaços.

Dentro da referida região, o ISPLB encontra-se especificamente na província de Benguela a qual possui um leque de indústrias bastante diversificada. Este tecido empresarial apresenta enormes disparidades que variam entre empresas em elevado estado de degradação, e um parque de indústrias que estão a ser edificadas, bem como, outras instituições de grande gabarito onde podemos destacar: a Indústria de Bebidas Espirituosas (SEBEL e a CIFAL), Construção de Plataformas Petrolíferas (SONAMET, SARL), Anglofex, Angobetumes, Indústria Alimentar (JOMBA), Panificadoras, Construção Naval (Lisnave), Fábricas de Cimentos (SECIL e a PALANCA), Porto Belo (produção de tijolos), Empresa Portuária do Lobito, UEE, Produção de Oxigénio e de Acetileno (ANGASES), Indústria Imobiliária (SÓ MÓVEIS), Caminho de Ferro de Benguela (CFB), Central Térmica, África Têxtil, SARL., Lupral, SARL. e uma banca bastante diversificada, só para citar algumas.

A existência deste leque de indústrias granjeou à Província o lugar de segundo maior parque industrial do país, mas, neste momento, labora abaixo dos 20% da sua capacidade instalada.

Analisando as potencialidades económicas e aliando estas à existência de outras instituições de ensino superior, também licenciadas na região, o instituto depara-se com um grande desafio, que a tempo real tem correspondido às exigências não apenas da região académica em que está inserida, mas também a nível nacional, leccionando cursos ambiciosos e bastante promissores para as futuras gerações, pautando sempre por um ensino de rigor e de qualidade. 

Infraestruturas

A actividade do PULAB teve início nas instalações da então Casa Americana, sita na cidade do Lobito, Província de Benguela, a qual depois da remodelação realizada, resultou na ocupação de uma área coberta de 900m2 e uma área descoberta de 340m2 onde foram construídos todos os serviços inerentes a uma instituição académica.

Foi definido pela entidade instituidora uma estratégia de crescimento modular e integrado até 2010, que resultou na ocupação total das instalações, da então Casa Americana com uma área total de 3.600m2 onde funcionam todos os serviços da instituição.


 


 

Review (3.25)

Comments (X)

Leave a comment...


Courses Offered