ISPSN

Instituto Superior Politécnico Sol Nascente

Typo: University education
Regime: Private
Province:Huambo
Address: Rua Garcia da Orta, Provincia do Huambo, Angola
Phone: +244 943 036 019
Email: [email protected]
Website:https://www.ispsn.org/
Social Networks

O Instituto Superior Sol Nascente de Huambo, surge no quadro da premente necessidade da educação competente e competitiva para a nova Angola. Os seus promotores profundos conhecedores da realidade angolana, vêm na sua criação a maneira mais eficaz para participar ativamente na construção do ideal educativo da nova Angola.


O Instituto quer afirmar-se não somente como espaço da meritocracia, mas também como espaço da necessidade de uma avaliação continua da “etnicidade” da meritocracia, dai o seu lema “honor, labor et meritum”.


Cremos que a crença num mérito equilibrado pode dar lugar a formação do homem que a sociedade precisa. O Instituto defenderá os ideais humanistas sem entrar no humanitarismo. Procurará inculcar aos seus alunos e funcionários o espírito de trabalho árduo e persistente como o caminho seguro do bom aprender. Esta é, pois uma das grandes novidades que queremos oferecer: o bom aprender. Não terá, pois como vocação tapar os buracos deixados ou existentes, mas sim, refletir sobre estas carências oferecendo como contribuição um ensino de qualidade.


Não é da vocação do Instituto formar uma elite endinheirada, mas sim, afirmar-se como uma alternativa ética da educação e na educação, constituindo com isso numa vanguarda da proteção dos espaços da emergência da verdade. O elitismo do Instituto será, portanto associado sempre ao ideal da elevação ética na sua relação com o ensino.


 


Missão:


Como deriva da nossa divisa, HONOR – LABOR – MERITUM, o SOL NASCENTE não pretende ser apenas mais uma instituição de ensino superior, mas uma realidade universitária distinta. Assente naqueles pilares, a essa distinção será sustentada, para além de outros atributos, da nossa missão, que consiste em:


“Promover o desenvolvimento das competências técnicas e humanas dos líderes angolanos, através do fornecimento de ensino superior de máxima qualidade científica e fundado nos valores do humanismo e da responsabilidade individual”.


Como está expresso na missão, a nossa missão incorpora e pretende compatibilizar três importantes valores: A cientificidade, o humanismo e a responsabilidade individual.


Cientificismo


Acreditamos que o principal motor de um projeto dessa natureza deve ser necessariamente a construção do científico. Este, não poderá resultar apenas da transmissão dos conhecimentos, mas da produção do mesmo. Estamos cientes que no atual contexto académico do país essas palavras soam a “lugares comuns”, mas o tempo será o nosso principal testemunho da nossa perspetiva.


Humanismo

Estando certo que a ciência deverá será uma atividade construída no ambiente de objetividade, despida dos mais diversos preconceitos e ideologias, é nossa perspetiva de que os produtos do conhecimento científico devem ser munidos dos valores do humanismo, isto porque o resultado da atividade científica deve ser ajuizado a jusante do seu processo.


Responsabilidade Individual.

O centro de qualquer atividade formativa é sem dúvida o indivíduo. O ponto que se coloca consiste em saber-se que tipo de indivíduos pretende-se formar. A nossa resposta à essa inquietação é clara: Pretendemos formar indivíduos que sejam capazes de em consciência exercerem as suas liberdades, devem estas estarem sedimentadas, pelo domínio do conhecimento, na responsabilidade individual.

Review

Comments (X)

Leave a comment...