Informação
O curso de Licenciatura em Medicina Dentária, a ministrar no Instituto Superior Politécnico de Benguela, enfatizará à promoção de saúde, permeando os conhecimentos de necessidade curativa ao longo do processo de formação, considerando a realidade econômica regional e nacional. Incentivará a pesquisa, a extensão, a divulgação de conhecimentos, deixando o profissional conectado ao mundo, e especificamente, à comunidade, estabelecendo uma relação de reciprocidade.
O principal objetivo do curso é a formação de profissionais com vivência em diferentes realidades de atendimento odontológico, com ampla visão de saúde bucal e coletiva, com competência para tomar decisões, intervir a nível das necessidades globais da população, compreender e avaliar as políticas de saúde vigentes e com capacidade de atualizar-se quanto aos conhecimentos inerentes à prática odontológica.
O ciclo de estudos em Medicina Dentária tem como objectivo o desenvolvimento de capacidades científicas em Ciências Biológicas e Dentárias e de competências em Actividades Clínicas, habilitantes para o exercício profissional da actividade clínica em Medicina Dentária. Estão no âmbito da prática profissional do cirurgião-dentista, a abordagem da promoção da saúde, da prevenção, terapêutica e reabilitação de pacientes portadores de alterações patológicas que acometem o sistema estomatognático. Em sua prática clínica esse profissional deverá articular os diversos determinantes do processo saúde-doença, e sua inter-relação com a totalidade da vida dos indivíduos, aplicando esse conhecimento, de forma específica, na área da saúde bucal. Os objetivos específicos de estudos em Medicina Dentária são:
- Fornecer Sólida Formação Geral técnico-científica, sócio-humanística e ética, orientada para a promoção de saúde, com qualificação para resolver os problemas associados às doenças bucais prevalentes e sabedoria para encaminhar os casos que fogem de sua área de atuação.
- Propiciar ao estudante possibilidades de atividades voltadas à promoção da saúde, diagnóstico e tratamento, reabilitação, saúde pública, ensino, pesquisa e extensão.
- Capacitar o estudante a desenvolver raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas relacionados às habilitações específicas. Comprometimento com o Auto-Desenvolvimento, mantendo-se atualizado, na busca do aperfeiçoamento pessoal e profissional para assim ser capaz de desenvolver uma postura crítica.
- Possibilitar o futuro profissional a uma rápida inserção no mercado de trabalho em setores de atividade profissional de saúde e de tecnologia. Compromisso com as Transformações Sociais, capaz de interagir com a sociedade conhecendo a realidade sócio-econômica e cultural do meio em que atua, sobretudo, daqueles aspectos ligados à saúde.
- Criar condições aos estudantes para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicomotoras, comportamentais de aplicação prática e profissional dos conhecimentos adquiridos por meio das atividades de extensão e estágios.
ORGANIZAÇÃO DO CURSO
O plano de estudos está organizado de forma permitir a evolução integrada dos conhecimentos culminando com componente elevada de prática clínica, habilitando os diplomados com competências de prevenção e tratamento das doenças da cavidade oral e tecidos envolventes imprescindíveis ao exercício profissional da actividade clínica de Medicina Dentária.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
O Cirurgião-Dentista estará capacitado à atuar na clínica privada, serviços e programas de saúde pública, instituições de ensino e pesquisa e Centros de reabilitação.
ADMISSÃO
Poderão inscrever-se na Licenciatura em Medicina Dentária os candidatos que tenham concluído o ensino médio e tenham sido aprovados em curso de preparação para acesso ao ensino superior ou em exame de admissão a efectuar pelo ISPB.
O exame de admissão consistirá na realização de provas no mês de fevereiro, cobrindo o conteúdo programático definido especificamente pelo ISPB na base dos programas curriculares aprovados para o ensino secundário.
O ISPB poderá prescindir da realização de exames de admissão, nos termos do seu Regulamento Interno.
Ver os comentários (5) sobre este curso.
A pré-inscrição é uma manifestação de interesse perante este curso. Os serviços acedémicos da instituição, caso o seu perfil esteja de acordo com os requisitos, entrarão em contacto consigo para dar seguimento à sua inscrição.
CONDIÇÕES:
a) Angola Formativa não se responsabiliza por eventuais falhas na distribuição das fichas de pré-inscrição às respectivas instituições de ensino.
b) Os dados introduzidos pelos candidatos são da exclusiva responsabilidade dos mesmos.
c) O procedimento de pré-inscrição é um acto de manifestação de interesse do futuro candidato, pelo que deve ser o mesmo a garantir, por outros meios, que este procedimento foi realizado com êxito.
Informação
Documentos Necessários
Depois de efectuada a pré-inscrição deverá preparar a seguinte documentação (que pode variar de instituição para instituição e de grau académico para grau académico):
- Original e cópia do certificado de habilitações com notas discriminadas do grau de ensino imediatamente inferior ao que se prentede candidatar.
- Original e cópia do documento de identificação (B.I, passaporte ou cartão de residente).
- Declaração de serviço, para os candidatos trabalhadores. Documento militar ou policial, caso seja militar ou polícia.
- Atestado de situação militar regularizada para os candidatos masculinos em idade militar.
- Três fotografias tipo-passe recentes.
- Comprovativo do pagamento bancário da inscrição.
Leave your comment or question on the topic here to help the community or for the community to help you