Informática de Gestão
Constitui objetivo da Licenciatura em Informática de Gestão ministrada pela UGS – Universidade Gregório Semedo, a formação de quadros capacitados para o desenvolvimento de atividade profissional nas diversas áreas da informática e da gestão empresarial.
As licenciaturas em Engenharia Informática de banda larga, estão, assim, a dar origens a diferentes modelos formativos que, sendo complementares em muitos aspetos, apresentam perfis de formação significativamente diferenciados.
A UGS procura adaptar-se a esta tendência organizando a formação que ministra na área das tecnologias de informação e comunicações, em torno dos seguintes vetores:
- Licenciatura em Engenharia Informática (com formação dominante na área do desenvolvimento de software);
- Licenciatura em Engenharia de Redes e Telecomunicações (formação direcionada para a instalação, gestão e manutenção da infraestrutura tecnológica das redes informáticas e para o desenvolvimento e exploração de soluções baseadas na Internet e nas conectividades que esta possibilita quer no domínio tecnológico, quer no domínio da gestão);
- Licenciatura em Informática de Gestão (com formação dominante na implementação e gestão da inter-relação entre as soluções informáticas e as práticas de gestão empresarial).
Desta forma, constitui objetivo do curso de Licenciatura em Informática de Gestão ministrado pela UGS a formação de profissionais com capacidades para:
- organizar e informatizar os processos administrativos empresariais, utilizando quer soluções informáticas standard desenvolvidas por empresas especializadas, quer soluções informáticas desenvolvidas à medida das necessidades dos serviços,
- desenvolver aplicações informáticas específicas destinadas ao universo empresarial e proceder à sua gestão, manutenção e atualização,
- assegurar a gestão dos serviços de tecnologias de informação e sistemas informáticos de empresas e serviços da Administração Pública.
- Atualizamos, desta forma, o curso que ministramos desde 2004 e no qual temos obtido algum sucesso ao nível da empregabilidade dos nossos graduados.
ORGANIZAÇÃO DO CURSO
O curso de Licenciatura em Informática de Gestão tem uma duração de quatro anos letivos e organiza-se na sua maior parte em ciclos semestrais, dando-se uma sólida formação científica nas áreas da gestão empresarial e da informática, ao mesmo tempo que se ministra formação nas áreas científicas de suporte às mesmas.
De salientar que a estrutura curricular prevista no programa para as cadeiras de formação em gestão de empresas, possibilitará a estes profissionais o exercício de funções qualificadas no universo empresarial em outras áreas que não as da informática empresarial.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Um dos principais objetivos deste ciclo de estudos é favorecer um leque alargado de saídas profissionais com destaque para quadros e gestores de empresas e instituições situadas nos sectores económicos dominantes do nosso País e que utilizam intensivamente recursos informáticos na sua atividade quotidiana de gestão empresarial, nomeadamente a banca, as empresas seguradoras, as empresas de auditoria, as empresas industriais, de comércio grossista e de consultoria, a administração pública e as instituições de ensino e investigação.
Entre as funções que constituem saída profissional para os futuros licenciados contam-se as seguintes:
- Gestor de empresa;
- Chefe dos serviços de contabilidade;
- Chefe dos serviços de informática Contabilista;
- Técnico superior na área da gestão empresarial, contabilidade e informática;
Consultor na área da informatização de empresas, com responsabilidades:
- Na definição e implementação de planos diretores de organização e informática;
- Na escolha, instalação, parametrização e formação de utilizadores de software standard para apoio à gestão empresarial;
- Na análise orgânica e funcional de problemas de organização administrativa e no desenvolvimento, instalação, parametrização e formação de utilizadores de software original que permita resolver esses problemas;
- Na formação de utilizadores de meios informáticos para apoio à gestão e na gestão dos serviços de help-desk das mesmas;
- Na definição de características, instalação, manutenção e apoio à exploração de meios informáticos;
- No relacionamento das empresas com as entidades prestadoras de serviços informáticos ou fornecedores de software ou hardware.
Academic Degree
Graduation
Scientific area
Applied Sciences
Location
Luanda
Comments (X)