Universidade Mandume Ya Ndemufayo
Engenharia em Zootecnia
Forme-se em Engenharia em Zootecnia na Universidade Mandume Ya Ndemufayo, em Angola. Desenvolva competências sólidas em produção animal, manejo sustentável e inovação, contribuindo para a segurança alimentar e para o crescimento socioeconómico do país.
Objetivos Gerais do Curso
o curso tem por objectivos: • Desenvolver as medidas de prevenção, métodos e técnicas de diagnóstico, tratamento e controlo das doenças massivas que afectam os animais de interesse zooténico e social, diminuindo os factores de risco para as zoonoses. • Realizar análise, diagnóstico e planos integrais em sistemas de produção animal com um enfoque sustentável e sua implementação adequada nas condições e fins produtivos das espécies e genótipos com a finalidade de obter alimentos de qualidade e inocuidade em diferentes níveis organizativos. • Utilizar métodos, biotécnicas e procedimentos reprodutivos que assegurem elevar, continuamente o ganho genético, a eficiência reprodutiva dos animais de interesse zootécnico criados em diferentes sistemas de produção. • Implementar os princípios de melhoramento animal, dirigidos a satisfação das necessidades sociais em concordância com as condições ambientais. • Implementar os sistemas de alimentação animal tendo em conta os requerimentos nutritivos de acordo a espécie, categoria, fim produtivo e sobre a base dos recursos alimentícios disponíveis com a finalidade de obter eficiência económica e produtos com qualidade e inocuidade requerida, ademais dum adequado estado de bem-estar animal.
Objectivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
O novo currículo de Zootecnia tem como objectivo a reorganização do ensino agronómico, fundamentada nas Directrizes Curriculares, nas novas demandas sociais da profissão e na necessidade de formar um profissional que possa entrar em contacto com a prática profissional de seu campo durante o percurso académico, e a partir daí possa identificar como se organiza o sistema social em que sua profissão está inserida a fim de reconhecer e actuar no seu futuro espaço de trabalho. O curso de graduação em Engenharia Zootécnica ou Zootecnia deverá, em seu projecto pedagógico, além da clara concepção do curso, com suas peculiaridades, seu currículo e sua operacionalização, abrangerão, os seguintes aspectos: • Condições objectivas de oferta e a vocação do curso; • Formas de realização da interdisciplinaridade; • Modos de integração entre teoria e prática; • Formas de avaliação do ensino e da aprendizagem; • Modos de integração entre graduação e pós-graduação, quando houver; • Incentivo à investigação como necessário prolongamento da actividade de ensino e como instrumento para a iniciação científica; ...
Regime de Estudo
presencial Diurno
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Os graduados poderão frequentar curso de pós-graduação em Mestrado e Doutoramento.
Condições de Acesso e Ingresso
Ser titular de um curso do ensino médio ou de habilitação equivalente, realizar a prova de ingresso e aprovar a Matemática, Português, Biologia e Química.
Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Não aplicável.
Enquadramento Legal da Qualificação
legislação de relevo no enquadramento da qualificação
Saídas Profissionais
Os licenciados em engenharia em Zootecnia poderão exercer a sua profissão em explorações agro-pecuário públicas e privadas, agrupamentos de produtores e outras associações agro-pecuárias, empresas de serviços, ou como trabalhadores independentes podendo o trabalho ser executado no campo ou nas instalações produtivas (estufas, vacarias, suiniculturas, aviários) As suas actividades potenciais incluem: • Proteger a massa animal, garantindo a aplicação das medidas preventivas requeridas e propiciando a adequada relação animal - homem diminuindo os factores de risco para as zoonoses e a protecção do meio ambiente. • Aplicar os princípios da produção animal, com critérios sustentáveis de acordo as condições e fins produtivos específicos. • Elaborar sistemas de alimentação, aplica-los a nível das unidades de produção animal e participar na produção de alimentos concentrados a nível industrial ou de alimentos alternativos. • Dirigir os programas de reprodução e melhoria da genética para elevar, de modo sistemático a eficiência produtiva e reprodutiva dos animais, aplicando as biotécnicas pertinentes. • Atender a qualidade nutritiva e iniquidade dos alimentos, sobre a base do percurso dos produtos de origem animal, tanto na sua produção como no seu processamento industrial, assim como o trabalho perante doenças zoonóticas. • Administrar a actividade zootécnica a nível do serviço de produção animal. • Executar projectos de investigação em centros dedicados a melhoria da saúde e produção dos animais assim como na caracterização de bio -modelos. • Formar recursos humanos nas áreas da sua competência profissional e outros níveis da educação afins a sua profissão.
Regras de Avaliação e Classificação
Provas Escrita ( duas parcelares em cada semestre), um exame final obrigatório para as cadeiras específicas do curso; Dispensa ao exame( cadeiras não específicas com média mínima de 14 valores); exame de recurso ( para estudantes com média a partir 7 valores); Classificação máxima 20 valores.
Requisitos para Obtenção da Qualificação
Estágio; Elaborar trabalho de fim do curso realizado para dar resposta a problemas pontuais agro-pecuários nas diferentes empresas da região e do país e da UMN. Entrega - se uma cópia no formato digital e dois em formato de papel, submetido a defesa perante um Jurado que avaliará, tendo em conta a seguinte escala de valores: Excelente de 18 à 20 valores, Bom de 14 à 17 valores, aprovado de 10 à 13 valores, sendo este um requisito obrigatório para obter o título de licenciatura em engenharia Zooténica.
Academic Degree
Graduation
Scientific area
Applied Sciences
Location
Huíla
Comments (X)