Informação
OBJECTIVO
A engenharia eletrónica é atualmente, uma das áreas da engenharia mais disputadas, principalmente depois dos avanços da microeletrónica. Os progressos alcançados na tecnologia de fabricação dos circuitos integrados, têm possibilitado a construção de sistemas eletrônicos cada vez mais potentes.
O curso de Licenciatura em Engenharia Electrónica tem por objectivo formar profissionais de engenharia capazes de responder com competência aos desafios colocados pelo setor das tecnologias de informação e adaptar-se às mudanças resultantes do grande dinamismo do sector. Desempenha papel predominante em diversas áreas, notadamente nos sectores de telecomunicações, automação industrial, sensores e atuadores industriais, instrumentação, engenharia de computadores (hardware/software), bioeletrónica, rede de computadores, entre outras.
ORGANIZAÇÃO DO CURSO
Com um curriculum científico constituído por um conjunto de cadeiras obrigatórias que espelham a atualidade e a dinâmica das matérias lecionadas, este curso confere ao aluno um conjunto de conhecimentos teóricos necessários para tornarem-se Engenheiros Eletrónicos capazes de exercerem a sua atividade profissional com um elevado nível de competência técnica e científica. O conteúdo técnico do curriculum é bastante coerente quanto à sua abrangência, por enfatizar tanto o mercado de trabalho presente, quanto futuro, considerando a diversidade de áreas nas quais o Engenheiro Eletrónico pode vir a atuar na economia moderna, sustentada pela evolução tecnológica das telecomu-nicações, da computação e dos controles automáticos.
Assim, o objetivo é uma sólida formação geral e especializada, sempre influenciada pela evolução tecnológica, pelo desenvolvimento da economia e por inovadores instrumentos de administração e gestão empresarial.
A experiência prática permite ao engenheiro conquistar outras posições de empregos bem valorizados, como gerente de empresas industriais e em prestadoras de serviço.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
A formação em Engenharia Eletrónica define uma ampliação de mercado excelente para o formando, pois, nos dias atuais, existe um campo bem grande para o estudo de desenvolvimento de sistemas eletrónicos, de comunicação, computação e controle. As principais linhas de atuação dentro da área são:
- Engenheiro eletrónico, computação e controle;
- Gerente de empresas em áreas correlativas;
- Projetista de aparelhos eletrónicos, de comunicações, computação e controle;
- Consultor de empresas;
- Assessor privado e político de assuntos correlativos.
- Engenheiro e empresário em firma prestadora de serviços;
- Engenheiro de desenvolvimento de pesquisas de novos dispositivos e compo-nentes eletrónicos;
- Engenheiro-projetista de desenvolvimento de pesquisas que permitam a criação de novos equipamentos;
- Responsável por projetos, supervisão e controle dos sistemas de telecomu-nicações e computação em empresas públicas e privadas.
- Profissional de consultoria a empresas públicas e privadas ou a usuários, para temas ligados à eletrónica, telecomunicações e computação.
- O curso também capacita o profissional a prosseguir na vida académica, quer como aluno nos cursos de extensão e pós-graduação, quer como professor e pesquisador.
ADMISSÃO
Poderão inscrever-se na Licenciatura em Engenharia Eletrónica os candidatos que tenham concluído o ensino médio e tenham sido aprovados em curso de preparação para acesso ao ensino superior ou em exame de admissão a efetuar pelo ISPB.
O exame de admissão consistirá na realização de provas no mês Fevereiro de cada ano, cobrindo o conteúdo programático definido especificamente pelo ISPB na base dos programas curriculares aprovados para o ensino secundário.
O UB poderá prescindir da realização de exames de admissão, nos termos do seu Regulamento Interno.
Ver os comentários (1) sobre este curso.
A pré-inscrição é uma manifestação de interesse perante este curso. Os serviços acedémicos da instituição, caso o seu perfil esteja de acordo com os requisitos, entrarão em contacto consigo para dar seguimento à sua inscrição.
CONDIÇÕES:
a) Angola Formativa não se responsabiliza por eventuais falhas na distribuição das fichas de pré-inscrição às respectivas instituições de ensino.
b) Os dados introduzidos pelos candidatos são da exclusiva responsabilidade dos mesmos.
c) O procedimento de pré-inscrição é um acto de manifestação de interesse do futuro candidato, pelo que deve ser o mesmo a garantir, por outros meios, que este procedimento foi realizado com êxito.
Informação
Documentos Necessários
Depois de efectuada a pré-inscrição deverá preparar a seguinte documentação (que pode variar de instituição para instituição e de grau académico para grau académico):
- Original e cópia do certificado de habilitações com notas discriminadas do grau de ensino imediatamente inferior ao que se prentede candidatar.
- Original e cópia do documento de identificação (B.I, passaporte ou cartão de residente).
- Declaração de serviço, para os candidatos trabalhadores. Documento militar ou policial, caso seja militar ou polícia.
- Atestado de situação militar regularizada para os candidatos masculinos em idade militar.
- Três fotografias tipo-passe recentes.
- Comprovativo do pagamento bancário da inscrição.
Leave your comment or question on the topic here to help the community or for the community to help you